top of page

Cinco dicas para melhorar o desenvolvimento da sua equipe

 

Possuir uma equipe de qualidade é o trunfo de grande parte das organizações para obter o sucesso. Porém, como motivar os funcionários e exigir que eles sejam os melhores ao mesmo tempo? De acordo com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), a organização precisa investir cada vez mais no desenvolvimento pessoal de cada um dos seus colaboradores. Se o colaborador se sente acolhido e percebe que a empresa possui práticas que objetivam o desenvolvimento humano, se sentirá sempre motivado e engajado com o negócio, ajudando a melhorar os resultados de toda a empresa. É importante ressaltar que equipes colaborativas e unidas tendem a alcançar ótimos desempenhos se comparadas às demais. Por isso, é uma ótima prática investir em estratégias que visem o bem-estar dos funcionários e o treinamento de equipe — pois são eles que fazem o lucro da empresa crescer. Confira abaixo algumas dicas de como melhorar o desenvolvimento da sua equipe e coloque-as em prática agora mesmo!

1. Deixe claro qual será a função de cada colaborador no time

Pode parecer uma dica sem valor, mas vale a pena dedicar um tempo ao esclarecimento das responsabilidades e funções de cada colaborador dentro da organização. Faça reuniões com as equipes para definir claramente qual a função de cada funcionário, fazendo com que não ocorram desavenças entre os mesmos sobre essa questão. Implementar um programa de metas para cada colaborador, de acordo com seu cargo e suas atribuições, também pode ajudar na sinergia e na motivação no desenvolvimento da equipe. Através desse plano ,cada funcionário saberá exatamente como a sua participação contribui no desenvolvimento da equipe.

2. Saiba se comunicar

Fazer se entender pode ser um dos grandes desafios dentro de uma empresa. Desenvolva a comunicação diária com seus funcionários e obtenha o feedback sobre a satisfação dos mesmos sempre que possível. Tente se fazer entender de forma clara e objetiva, usando uma linguagem acessível a todos os colaboradores da equipe. Evite termos muito técnicos ou gírias próprias da sua função, pois nem todos entenderão e poderão restar dúvidas por parte de alguns funcionários, o que compromete o desenvolvimento da equipe. Quando feita com cuidado, a comunicação pode ser uma das melhores ferramentas no treinamento das equipes.

3. Contrate ou promova funcionários

Essas são duas atitudes diferentes e ambas devem ser pensadas e analisadas antes de você tomar qualquer decisão. Contratar novos funcionários tem como principal objetivo aumentar o quadro de colaboradores em determinada área ou suprir alguma demanda de algumas áreas. Vale lembrar a importância de contratar a pessoa certa para o lugar certo, e profissionais qualificados para desempenhar determinadas funções, pois eles farão parte de equipes e precisam cumprir suas obrigações para que haja sinergia dentro da mesma. Já na promoção de funcionários você vai encorajar o desenvolvimento de colaboradores que já estão no time, dando mais incentivo aos mesmos. Vale lembrar que você deve mapear o perfil comportamental de sua equipe antes de tomar essa decisão. Ao promover um funcionário você estará dando ao mesmo mais responsabilidades, é preciso que ele esteja pronto para cumpri-las!

4. Invista no bem-estar dos colaboradores

Funcionários felizes, equipes rentáveis! Por isso, avalie o ambiente profissional e tente identificar quais fatores melhoram o bem-estar dos funcionários dentro da organização e quais atrapalham o desenvolvimento das equipes. Entender como trabalham seus colaboradores é fundamental no incremento de programas que têm como principal objetivo aprimorar a qualidade de vida deles no trabalho. Não deixe de levar em consideração as estratégias, objetivos e valores da empresa, sempre aliando esses fatores ao bem-estar das equipes.

5. Ofereça incentivos para todos

Utilize estratégias e planos que tenham como objetivo o reconhecimento e incentivo aos funcionários e o treinamento das equipes. Fazer com que os colaboradores sejam motivados e tentem sempre dar o melhor de si pela equipe pode ser essencial no desenvolvimento e sucesso de uma organização. Faça ajustes salariais de acordo com os planos de carreira da empresa e invista no treinamento interno continuamente. Isso vai levar os seus colaboradores a se sentirem motivados e, certamente, eles farão contribuições significativas para o sucesso da empresa!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos nas redes sociais
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page