top of page

5 Maneiras de melhorar a Cultura da sua empresa


 

Criar uma cultura empresarial que ajuda os funcionários a serem mais produtivos, fiéis e engajados é uma ótima maneira de aumentar a rentabilidade. Confira cinco maneiras de melhorar a cultura da sua empresa e deixar seus funcionários mais felizes para impulsionar seu negócio.

1. Defina os valores da empresa e aplique-os

Seus colaboradores devem compreender completamente os valores da empresa, e para isso você deve aplicados no seu dia a dia com eles e com os clientes. A cultura da sua empresa desempenha um papel significativo no momento da contratação, gerando satisfação e retenção de seus funcionários, somados, esses fatores contribuem para resultados mais satisfatórios. Funcionários motivados e empenhados são fundamentais para o sucesso nos negócios, e perdê-los gera prejuízo. Segundo uma reportagem da CBS News, substituir um funcionário custa em média 20% do salário dessa pessoa. Portanto, manter seus colaboradores felizes e engajados promovendo e aplicando os valores da empresa, os fazem sentir membros importantes do negócio, pertencentes, e não meros passageiros.

2. Estabeleça padrões

Se você quer uma cultura altamente produtiva e rentável, todos os envolvidos deverão contribuir e aplicar os valores da empresa no dia a dia deles. Se algum de seus colaboradores não está acompanhando ou está diminuindo a sua motivação, algo está errado. Criar e esperar altos padrões de alguns e permitir que outros obtenha um desempenho insatisfatório pode causar insatisfação e reduzir a motivação dos demais.

3. Reconheça e recompense conquistas

Quando os funcionários são reconhecidos por um bom trabalho, eles se sentem bem e inspirados a fazer mais, levando a um aumento da produtividade. Uma pesquisa da Gallup descobriu que os gerentes que se concentram nos pontos fortes dos funcionários podem praticamente eliminar a falta de engajamento da equipe. Os autores Chester Elton e Adrian Gostick, do livro "O princípio do reconhecimento", relatam que chefes que fazem elogios e oferecem recompensas aos seus colaboradores, têm um retorno três vezes maior sobre os seus resultados. De acordo com um dos autores, Chester Elton, o reconhecimento pode ser tão simples como um bilhete escrito à mão ou, mais divertido ainda, oferecer para lavar o carro do seu colaborador quando ele atinge um determinado objetivo. Em outras palavras, colaboradores que se sentem reconhecidos e valorizados são mais produtivos e ajudarão você a obter maiores resultados.

4. Lide com problemas rapidamente

Um documento de trabalho da Harvard Business School destaca a importância de gerentes que adotam medidas concretas para resolver problemas indicados pelos funcionários, em vez de simplesmente coletar informações e implementar ações superficiais. De acordo com a pesquisa, os gerentes que fazem isso podem melhorar o clima e os processos de trabalho da organização. Além disso, os pesquisadores afirmam que um segundo benefício de tomar medidas imediatas é que os funcionários se tornam mais engajados, o que os deixam mais produtivos e menos propensos a partir para outro emprego. Por outro lado, se tudo o que a gerência faz é discutir e coletar dados sobre problemas conhecidos, os funcionários podem ficar desencorajados e cínicos.

5. Defina grandes metas e comemore as vitórias em equipe

Faça com que todos se sintam parte importante do negócio comemorando as grandes vitórias em conjunto. Quando você relacionar realizações individuais aos valores da sua empresa, os funcionários se tornam parte do todo e ganham motivação. Você pode fazer isso com um encontro da empresa para comemorar um negócio importante fechado por um vendedor ou com agradecimentos públicos aos colaboradores que lidam com um desafio de acordo com os valores estabelecidos. Quando a equipe está trabalhando para atingir um objetivo da empresa, seja ele de vendas ou de redução de custos, isso pode ser um estímulo e ajudar a chegar ao objetivo mais rápido.

Se você não está priorizando o estabelecimento de uma cultura positiva na sua empresa e a manutenção do engajamento dos seus colaboradores, talvez seja a hora de adotar algumas das práticas listadas acima. Quanto mais comprometidos e motivados estiverem os colaboradores, melhor será a produtividade. E isso é sempre bom para os funcionários e para a empresa. No fim todos ganham!

Veja a matéria completa em: http://www.quickbooks.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos nas redes sociais
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page